Contato Via

Sobre

Eco Poços foi uma empresa fundada no ano de 2005 para atuar na área de construção e manutenção de poços artesianos. Nessa longa trajetória aprimoramos nossos conhecimentos, investimos em tecnologia e mão-de-obra e hoje somos referencia nesse conceito. Temos como principal objetivo a realização de serviços de qualidade, atendendo as expectativas dos nossos clientes.

Construímos poços tubulares e contamos com todos os materiais para essa linha de atuação. Trabalhamos em conformidade com as normas dos órgãos fiscalizadores garantindo à você cliente o máximo de confiabiliade e custo-benefício.

Somos especializados em:

  • Perfuração de poços artesianos
  • Manutenção de poços artesianos
  • Pescaria de bombas submersas
  • Recuperação de poços artesianos
  • Autorização e outorgas para perfuração de poços
  • Renovações de outorgas para poços

O que é Poço Artesiano?

Poço tubular ou artesiano como é popularmente conhecido, ao contrário do que muitos imaginam, não é uma simples perfuração no solo, mas uma obra de engenharia que da acesso aos mananciais de águas subterrâneas, visando a sua captação. Deve obedecer normas construtivas regulamentadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas técnicas.

Projeto de Instalação

Tubo edutor

Consiste em bombear água do poço com bomba especial (submersa), observando e anotando dados como variações do nível da água no interior do poço e a vazão produzida durante um período de tempo pré-determinado. Com os dados obtidos no ensaio poderão ser dimensionados os seguintes itens: vazão ideal de operação (litros/hora), regime ideal de bombeamento (horas/dia) e equipamento hidráulico apropriado ( bomba e tubos de adução).Também poderão ser obtidos, através de cálculos matemáticos, as características hidráulicas do aqüífero: transmissividade, armazenamento, capacidade específica e raio de influência.

Equipamento hidráulico

O equipamento que irá retirar a água do poço. De acordo com necessidade e a disponibilidade de energia elétrica, podem ser utilizados:

1. Bomba elétrica (submersa ou de superfície);
2. Sistemas de êmbolos ou pistão acoplados a moinhos acionados por energia eólica (cata-ventos).

Os sistemas mais utilizados são bombas submersas. Constituídas por um conjunto único de motor elétrico e bombeador acoplados, são instaladas no interior do poço através de tubos de edução (de aço ou PVC) e ligados a um Quadro de Comando na superfície por cabo elétrico especial. A vazão a ser produzida e a altura manométrica do bombeio, determinados no Ensaio de produção, são os dados utilizados no dimensionamento da bomba a ser instalada (Potência do motor e característica do bombeador), de acordo com a curva de rendimento do fabricante deste equipamento.

Análise da água

Deve-se proceder coleta da água bombeada e encaminhar a laboratório especializado, com a finalidade de caracterizar a sua qualidade.

São realizados dois tipos de análise:
1. Análise físico química (determina a composição).
2. Análise bacteriológica (identifica a presença de bactérias, patogênica ou não).

O poço deverá ser operado de acordo com os dados apresentados pela empresa construtora, que deverá fornecer um projeto operacional indicando a vazão ótima (quantidade de água em litros/hora ) de exploração e o tempo máximo (horas/dia) de funcionamento da bomba. Dados estes obtidos no ensaio de produção realizado no poço. Além disso, é aconselhável um monitoramento desde o início de sua operação.

Monitoramento da operação

Medições periódicas e anotação em planilhas dos seguintes itens:
– Vazão (litros/hora)
– Níveis estático e dinâmico
– Tempo de funcionamento

Monitoramento da qualidade

Periodicamente devem ser executadas análises físico químicas e bacteriológicas.

É fundamental que a operação do poço seja supervisionada por técnico legalmente habilitado (geólogo, engenheiro de minas, engenheiro cívil e/ou engenheiro químico).

Autorizações e outorgas

Autorizações e outorgas para perfuração de poços artesianos, além da renovação de outorgas para poços.